O Curso de Especialização é certificado e gerido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa com a colaboração da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Zagreb.

A especialização em Medicina Dentária Forense é desenhada para facultar aos profissionais de saúde e a todos aqueles profissionais que exerçam funções no âmbito médico-legal e forense, a competência e a prática no campo da intervenção da medicina dentária forense. Uma competência em Medicina Dentária Forense permite que os médicos dentistas realizem perícias forenses, conforme o solicitado pelo ministério público, tribunais ou médicos legistas. A especialização privilegia os aspetos práticos da medicina dentária forense e uma compreensão aprofundada da correta manipulação profissional, exame, interpretação e apresentação de provas dentárias e orais que podem ser apresentadas às autoridades legais.


Plano de Estudos

1.º ano 1.º semestre  

Unidades curriculares Tempo de Trabalho
contato
ECTSObservações
Clínica Médico-legal324Obrigatória
Anatomia da Cabeça e Pescoço e Anatomia Oral122Obrigatória
Traumatologia Forense122Obrigatória
Imagiologia e Radiologia Forense122Obrigatória
Avaliação Médico-legal do Dano Oro-maxilo-facial366Obrigatória
Estimativa Médico-legal e Forense da Idade366Obrigatória
Estudo das Marcas de mordedura122Obrigatória
Ética, Deontologia e Direito Médico122Obrigatória
Genética e Biologia Forenses162Obrigatória
Toxicologia e Química Forenses162Obrigatória
TOTAL19630 

1.º ano 2.º semestre  

Unidades curriculares Tempo de Trabalho
contato
ECTSObservações
Criminalística142Obrigatória
Fotografia Forense122Obrigatória
Tanatologia Forense384Obrigatória
Autópsia Oral386Obrigatória
Antropologia Forense264Obrigatória
Antropologia Dentária Forense286Obrigatória
Identificação Humana Forense286Obrigatória
TOTAL19030 

Objetivos

Criar um período de aquisição de competências básicas em medicina dentária forense (conhecimentos, capacidades e atitudes), tendo em vista preparar os profissionais de saúde e outros profissionais das ciências forenses e judiciais para atuarem de forma correta e adequada, no melhor interesse da sociedade e sempre nos termos da lei, quando confrontados na sua vida profissional com questões de índole da medicina dentária forense, independentemente da área em que trabalhem, de forma a contribuírem para uma boa administração da Justiça, para a prevenção da violência e para o tratamento, proteção, reabilitação e reintegração das pessoas envolvidas em questões com repercussão forense e médico-legal.

Proporcionar conhecimentos teóricos e competências práticas no âmbito da intervenção da Medicina Dentária Forense.

Aquisição de Competências

Capacitar os estudantes para a obtenção de um conjunto de conhecimentos básicos sobre as várias vertentes de atuação da medicina dentária forense, no que se refere à sua abrangência, objetivos, competências e pertinente legislação, com particular ênfase na forma como esta ciência se pode e deve articular com as restantes áreas da intervenção médico-legal, jurídica, judicial e forense. Esta capacitação é avaliada, para os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Medicina Dentária e em Medicina, mediante a competência prática que o estudante demonstra na realização prática das perícias médico-legais fundamentais na legislação em vigor no âmbito das mesmas. Para os estudantes titulares de outros cursos para além dos anteriormente indicados, aquela capacitação é avaliada, mediante a competência de aquisição de conhecimentos teóricos no âmbito da Medicina Dentária Forense.

Saídas Profissionais

Este curso de especialização fornece as ferramentas necessárias para prosseguir na investigação em Medicina Dentária Forense. É um curso de especialização recomendado para todos os profissionais que atuam como peritos nas áreas da Medicina Dentária Forense.

Destinatários e Vagas

  • Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Medicina Dentária e Medicina
  • Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Direito, Química, Bioquímica, Ciências Laboratoriais Forenses e Criminais, Biologia, Psicologia, Antropologia, Enfermagem, Higiene Oral e Ciências Policiais
  • Os titulares do grau de licenciado ou de mestre cujo currículo demonstre uma adequada preparação de base e sobre os quais a comissão científica do ciclo de estudos dê um parecer favorável
  • Os titulares de graus universitários estrangeiros equivalentes, cujo currículo demonstre uma adequada preparação de base e sobre os quais a comissão científica do ciclo de estudos dê um parecer favorável
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Vagas: Mínimo 15, Máximo 20

Perfil dos Candidatos:

Este curso de especialização é recomendado para todos os interessados em obter formação avançada na área da Medicina Dentária Forense e suas aplicações. Incluem, os profissionais que já atuam como peritos, especialistas, investigadores e profissionais nesta área e noutras áreas forenses e jurídicas com ligação a esta área das ciências forenses.

Propinas/ Valor da inscrição

3500€

Horário do curso: 

As unidades curriculares de frequência obrigatória são lecionadas durante dois dias, às sextas e sábados, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. A lecionação de outras atividades, designadamente de índole prática, poderá ocorrer no período da manhã ou da tarde, de segunda a sexta, de acordo com os conteúdos e a disponibilidade dos serviços das instituições.


Coordenação:

Coordenadora
Professora Doutora Cristiana Palmela Pereira (FMDUL)

Co-Coordenador
Professor Doutor Francisco Salvado (FMUL)

Comissão Científica

Professor Doutor André Pereira (FDUC)

Professor Doutor António Gonçalves Ferreira (FMUL)

Professora Doutora Cristiana Palmela Pereira (FMDUL)

Professor Doutor Fernando Vale (FMUL)

Professor Doutor Francisco Corte Real (FMUC)

Professor Doutor Francisco Salvado (FMUL)

Professor Doutor Hrvoje Brkic (School of Dental Medicine University of Zagreb)

Professora Doutora Isabel Fonseca (FMUL)

Professor Doutor João Aquino Marques (FMDUL)

Professor Doutor Marin Vodanovik (School of Dental Medicine University of Zagreb)

Professora Doutora Sofia Reimão (FMUL)


Mais Informações: Aqui!