A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa tem como principal missão a produção e a difusão do conhecimento científico, particularmente na área das Ciências da Saúde Oral e Biomédicas, assim como a criação de um espaço de formação dinâmico e plural, com plena integração de todos os seus membros.

A natureza da sua atividade torna a Faculdade única na dimensão de ligação à comunidade em que se integra, particularmente através da prestação de cuidados de Saúde e da intervenção na Saúde Pública, no âmbito de uma cultura humanista e de pleno respeito pela dignidade da pessoa humana em todas as suas dimensões.

A Faculdade valoriza o desenvolvimento do ensino e da investigação de excelência e a aprendizagem ao longo da vida, designadamente através de aperfeiçoamentos, especializações e outras formações pós–graduadas que, a par das formações de base, a projetam na sociedade do conhecimento.

No âmbito científico e pedagógico, a Faculdade promove relações privilegiadas com instituições de referência, nacionais e estrangeiras, procurando atrair os melhores estudantes, professores e investigadores, incrementando condições para um pleno desenvolvimento das suas capacidades e dos seus talentos.

A inserção na vida ativa e a completa integração sócio-profissional dos seus membros é central no desenvolvimento do projeto educativo da Faculdade.

A ação da Faculdade realiza-se através de uma cultura de sustentabilidade, de cidadania ativa e responsável, que valoriza o pensamento crítico e a liberdade de expressão, as vivências culturais, artísticas e desportivas, a complementaridade dos saberes, o desenvolvimento humano e a solidariedade.

A Faculdade acompanha a Universidade no desenvolvimento do seu Programa Estratégico, nomeadamente através da promoção de uma abertura à sociedade e de uma política ativa de transferência de conhecimento e de inovação tecnológica, designadamente em domínios de fronteira e em programas de ligação entre diferentes grupos e disciplinas.