A Faculdade de Medicina Dentária, pessoa coletiva de direito público, é uma unidade orgânica da Universidade de Lisboa, detendo autonomia cultural, científica e pedagógica, bem como autonomia administrativa e financeira.
A Faculdade teve origem na Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa, criada a 6 de junho de 1975. Esta foi a primeira instituição de ensino médico-dentário de nível universitário fundada em Portugal, tendo sido integrada na Universidade de Lisboa por deliberação do Senado Universitário de 1 de fevereiro de 1991.
O seu corpo docente, inicialmente constituído por 13 professores fundadores, todos médicos estomatologistas, foi responsável pelo ensino dos 3 últimos anos profissionalizantes do curso. Na altura da sua criação o governo Norueguês, através da Escola de Bergen, colaborou na implementação do ensino desta especialidade, quer na preparação científica e pedagógica do corpo docente, quer no apoio à formação dos alunos dos primeiros cursos.
Em 1984 foram criados os cursos de Higiene Oral e de Prótese Dentária, profissões complementares à Medicina Dentária na prestação de cuidados de saúde oral. A integração na mesma instituição da formação dos diferentes profissionais de saúde oral foi pioneira e tem servido de modelo para muitas das escolas congéneres a nível internacional.
Para poder ministrar um ensino de qualidade a Faculdade dispõe atualmente de um corpo docente altamente qualificado, de funcionários técnicos e administrativos diferenciados e de instalações e equipamentos adequados. Esta, para além das salas de aula, dos laboratórios, da biblioteca e das restantes instalações e equipamentos necessários a uma instituição de ensino superior, conta ainda com três clínicas universitárias, vários laboratórios para a produção de próteses dentárias e investigação científica, bloco operatório, serviço de imagiologia, serviço central de esterilização, serviços técnicos, etc.
Nas suas clínicas realizam-se anualmente mais de 20.000 consultas, sendo os doentes que procuram a Faculdade um dos elementos fundamentais para a formação técnica e humana dos seus estudantes.
A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa orgulha-se da sua história, dos que nela lecionaram, trabalharam e estudaram. Como instituição pioneira, a mesma não pode estar dissociada dos grandes avanços obtidos na área da saúde oral nestas últimas décadas. A chegada todos os anos de novos estudantes à Faculdade é um desafio e uma oportunidade para continuar a construir um futuro que se espera melhor, especialmente para a população a quem esta instituição se compromete, desde 1975, a servir.