International Open Access Week 2023

A International Open Access Week, decorre de 23 a 29 de outubro de 2023. Esta semana tem como objetivo promover e dar conhecimento sobre a iniciativa do Acesso Aberto.

O Acesso Aberto (em inglês, “Open Access”)  é um modelo de publicação de informações e conhecimento que procura tornar os resultados da investigação amplamente disponíveis ao público de forma gratuita, sem barreiras de acesso. Isso inclui artigos de investigação, dados, teses, livros e outros tipos de conteúdo académico e científico. O princípio fundamental do Acesso Aberto é a eliminação ou redução das restrições tradicionais de acesso, como pagamento de assinaturas, para que qualquer pessoa possa ler, obter uma cópia, distribuir e usar esses recursos de forma gratuita.

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa contribui para esta iniciativa ao depositar todas as teses de mestrado e dissertações de doutoramento, realizadas na instituição,  no Repositório da Universidade de Lisboa que pode ser consultado em https://repositorio.ul.pt/