Endodontia é a área da Medicina Dentária cujo objetivo é o tratamento do dente como um todo, tendo como finalidade a cura dos tecidos no interior e ao redor do dente. Os tratamentos mais comuns da Endodontia são o Tratamento Endodôntico Não Cirúrgico e o Retratamento Endodôntico Não Cirúrgico.

Popularmente conhecida como “desvitalização” ou “tratamento de canal” a Endodontia permite a cura ou o restabelecimento do equilíbrio nos tecidos de suporte do dente. Uma dor de dente poderá ter duas soluções: Tratamento Endodôntico ou Exodontia (extração do dente).

Em que consiste o tratamento endodôntico?
Compreendamos antes de mais que o tratamento endodôntico é um procedimento complexo. Envolve conhecimento e ferramentas básicas por parte do Médico para que o resultado se torne expectável/favorável. O Médico Dentista que o executa tem de facto uma grande missão, a missão de “salvar” o dente da extração. Numa primeira fase o tratamento consiste em penetrar o interior do dente e canais radiculares, para que se possa desinfetar, remover tecidos necróticos, remover microrganismos e aplicar uma medicação para promover a cura. Após a primeira fase, o dente é novamente intervencionado. Desta vez, é realizada uma avaliação da sintomatologia geral, do estado geral do dente, se a medicação surtiu o efeito esperado e se os tecidos no interior e em redor do dente estão normalizados. Caso se confirme, o Médico Dentista passará então para a fase final do tratamento que consiste no fechamento dos canais radiculares previamente intervencionados com material próprio que garante o fechamento físico do canal radicular. Está assim terminado o Tratamento Endodôntico, pelo que o passo seguinte será a restauração do dente através de resinas, incrustações, coroas, etc.

Endodontia / Desvitalização Dentária - Clínica Dentária do Marques - O seu  dentista em Lisboa