Descrição:
O curso tem a duração de 2 anos (4 semestres), perfazendo 120 unidades de crédito (ECTS). O primeiro ano contempla a componente letiva, devendo no final do mesmo o estudante apresentar a proposta de um projeto de investigação. O segundo ano destina-se ao desenvolvimento da investigação e da elaboração da dissertação de mestrado, a qual deve ser defendida perante um júri nomeado pelo Conselho Científico.

Objetivos:
No final do curso os estudantes deverão dispor dos conhecimentos e aptidões que os habilitem a contribuir para a melhoria no planeamento e execução de próteses dentárias, com contribuição para a saúde oral da população e do sistema de saúde, tanto em Portugal como em âmbito mais alargado, no plano científico, profissional e da cidadania, devendo ser capazes de:

• Reunir, analisar e apresentar com rigor o estado atual do conhecimento sobre as tecnologias, materiais e processos de fabrico de próteses dentárias utilizados na área de reabilitação oral protética;
  • Contribuir, como profissionais e cidadãos, para a melhoria da reabilitação oral protética e para o desenvolvimento de tecnologia, materiais e processos de fabrico de próteses dentárias, tanto no País como no conjunto da Europa e do Mundo;
  • Refletir e avaliar, crítica e continuamente, a respetiva prática profissional.

Saídas Profissionais:
Empresas dedicadas ao estudo, desenho e fabrico digital de dispositivos médico-dentários. Empresas ligadas ao desenvolvimento e comercialização de produtos, equipamentos e dispositivos médico-dentários e de saúde oral; Ensino; Investigação.

Condições de acesso:

Podem candidatar-se se ao acesso ao Ciclo de Estudos conducente ao grau de mestre em Ciências e Tecnologias da Saúde Oral, área de especialização em Prótese Dentária:

• a) Os titulares de grau de licenciado em Prótese Dentária ou equivalente legal;
  • b) Os titulares de grau académico superior estrangeiro em Prótese Dentária, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em Prótese Dentária que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado em Prótese Dentária pelo Conselho Científico da FMDUL;
  • d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional em Prótese Dentária que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FMDUL.

Description:
The course requires 2 years (4 semesters), making up 120 credit units (ECTS). The first year includes the teaching component, and at the end of it the student must present the proposal for a research project. The second year is intended for the development of research and the preparation of the master’s dissertation, which must be defended before a jury appointed by the Scientific Council.

Objective:
At the end of the course, students should have the knowledge and skills that enable them to contribute to improving the planning and execution of dental prostheses, with a contributionto the oral health of the population and the health system, both in Portugal and in a widerscope, on a scientific, professional and citizenship level, and must be able to:

• Gather, analyze and accurately present the current state of knowledge about thetechnologies, materials and manufacturing processes of dental prostheses used in the areaof prosthetic oral rehabilitation;
  • Contribute, as professionals and citizens, to the improvement of prosthetic oral rehabilitation and to the development of technology, materials and processes for manufacturing dental prostheses, both in the country and throughout Europe and theworld;
  • Reflect and evaluate, critically and continuously, the respective professional practice.

Professional Opportunities:
Companies dedicated to the study, design, and digital manufacture of dental devices. Companies involved in the development and marketing of medical-dental and oral health products, equipment and devices; Education;

Application Requirements:

Can apply to the Master degree in Oral Health Sciences and Technologies- Specialization in Dental Technology:

• a) Holders of a first study cycle degree in Dental Technology or legal equivalent.
  • b) Holders of a foreign higher academic degree in Dental Technology, awarded following a first study cycle organized according to the principles of the Bologna Process by a State adhering to this Process.
  • c) Holders of a foreign higher academic degree in Dental Technology that is recognized as meeting the objectives of the bachelor degree (Licenciado) in Dental Technology by the Scientific Council of the FMDUL.
  • d) Holders of an academic, scientific, or professional curriculum in Dental Laboratory Technology that is recognized as attesting the capacity to carry out this cycle of studies by the Scientific Council of the FMDUL.

Regulamento e plano de estudos
Rules of the Master’s Degree Course

Registo na Direção Geral do Ensino Superior
Registo inicial: R/A-Cr 53/2024 de 27-03-2024

Período de Acreditação A3ES: 6 anos
Data de Acreditação A3ES: 13/03/2024

1º ano (2024-2025)
2º ano (2025-2026)

Calendário Letivo
Ano letivo (2024/2025)

Edital de Candidatura 2024/2025
Application for the master’s program 2024/2025

Conselho Coordenador do Mestrado em Ciências e Tecnologias da Saúde Oral:
Professora Doutora Cristina Bettencourt Neves (presidente);
Professor Doutor João Carlos Roque;
Professor Doutor Victor Abreu Assunção.