Descrição:

O curso tem a duração de 4 anos (8 semestres), perfazendo 240 unidades de crédito (ECTS). O primeiro ano contempla a componente letiva devendo, no final do mesmo, o estudante realizar a prova de avaliação de projeto perante um júri nomeado pelo Conselho Científico. Os segundo, terceiro e quarto anos, destinam-se ao desenvolvimento da investigação e da elaboração da tese de doutoramento.

Objetivos:

O curso de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde Oral dirigido a Higienistas Orais tem como objetivo dar-lhes competências de investigação nas áreas das ciências da saúde oral. No final do programa, os doutorados devem estar preparados para desenvolver investigação de forma autónoma, tanto em ambiente académico como em ambiente empresarial e em instituições prestadoras de cuidados de saúde.

Saídas Profissionais:

Ensino universitário, investigação, gestão de unidades de saúde, prática clínica ou laboratorial.

Description:

The course lasts 4 years (8 semesters), totaling 240 credit units (ECTS). The first year includes the teaching component, and at the end of this year, the student must take a project evaluation exam before a jury appointed by the Scientific Council. The second, third, and fourth years are dedicated to research development and the preparation of the doctoral thesis.

Objective:

The PhD program in Oral Health Sciences and Technologies aimed at Oral Hygienists providing them with research skills in the field of oral health sciences. At the end of the program, graduates should be prepared to conduct independent research, both in academic and business environments, as well as in healthcare institutions.

Professional Opportunities:

University teaching, research, management of healthcare units, clinical or laboratory practice.

Condições de Acesso

• a) Os titulares de grau de mestre em Ciências e Tecnologias da Saúde Oral, em Higiene Oral, ou equivalente legal, que tenham obtido uma classificação final mínima de catorze (14) valores;
  • b) Os titulares de grau de licenciado em Higiene Oral, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina Dentária;
  • c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina Dentária.

Vagas Iniciais: 4

Access Conditions

• a) Holders of a master’s degree in Oral Health Sciences and Technologies, in Oral Hygiene, or legal equivalent, who have obtained a minimum final classification of fourteen (14) points;
  • b) Holders of a bachelor’s degree in Oral Hygiene, or legal equivalent, holders of a particularly relevant academic or scientific curriculum that is recognized as attesting to the ability to carry out this cycle of studies by the Scientific Council of the Faculty of Dental Medicine;
  • c) Exceptionally, holders of an academic, scientific or professional curriculum that is recognized as attesting to the ability to carry out this cycle of studies by the Scientific Council of the Faculty of Dental Medicine.

Initial Vacancies: 4

Regulamento Geral dos Cursos de Doutoramento da FMDUL

Apresentação Doutoramento Ciências e Tecnologias da Saúde Oral – Higiene Oral
Presentation of the PhD in Oral Health Sciences and Technologies – Oral Hygiene

Plano de EstudosStudy Plan
Diário da República, 2.a série — N.o 132 — 11 de julho de 2018

Regulamento da prova de avaliação da unidade curricular de projeto de doutoramento – Regulation of the evaluation test of the doctoral project curricular unit

HoráriosSchedules
Ano letivo (2023-2024) – Academic year (2023-2024)
Ano letivo (2024-2025) – Academic year (2024-2025)

Calendário Letivo Academic Calendar
Ano letivo (2023/2024) – Academic year (2023-2024)
Ano letivo (2024/2025) – Academic year (2024-2025)

Documentação e ModelosDocumentation and Templates
Declaração do orientador para aprovar a admissão a prova para a defesa da tese de doutoramentoAdvisor´s declaration for admission of thesis defense
Requerimento do aluno para admissão a prova para a defesa da tese de doutoramento Application for admission to the thesis defense
Requerimento do aluno (1ºano) para admissão a prova de avaliação da unidade curricular de projeto de doutoramentoApplication for admission to the doctoral project evaluation
Declaração do orientador para aprovar a admissão a prova de avaliação da unidade curricular de projeto de doutoramento. Advisor´s declaration for admission to the doctoral project evaluation
Normas Gráficas da ULisboa (logotipos) – ULisboa Graphic Standards (logos)
Declaração referente à disponibilização para consulta digital através do Repositório Digital da Universidade de LisboaApproval to thesis dissemination online

(Nota: todos os documentos estão em formato editável. Devem ser preenchidos online, guardados como PDF não editável e assinados digitalmente. Em prol da sustentabilidade ambiental evite imprimir, obrigada)

(Note: all documents are in an editable format. They must be filled out online, saved as non-editable PDFs, and signed digitally. In the interest of environmental sustainability, please avoid printing. Thank you.)

Conselho Coordenador dos Cursos de Doutoramento:
– Prof.ª Doutora Sofia de Mello Lima Teixeira Santos Arantes e Oliveira (presidente);
– Professor Doutor Henrique Pedro Soares Luís;
– Prof.ª Doutora Sónia Alexandra Mateus Flores Mendes Borralho.

Registo na Direção Geral do Ensino Superior
Registo inicial: R/A-Ef 2015/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 2015/2011/AL01 de 20-08-2015 | R/A-Ef 2015/2011/AL02 de 15-06-2018

Período de Acreditação A3ES: 6 anos