Curso de especialização em Medicina Dentária Forense

A especialização em Medicina Dentária Forense é desenhada para facultar aos profissionais de saúde e a todos aqueles profissionais que exerçam funções no âmbito médico-legal e forense, as competências e a prática no campo da intervenção da medicina dentária forense. Uma especialização em Medicina Dentária Forense permite que os médicos dentistas realizem exames e perícias forenses, conforme o solicitado pelo ministério público, tribunais ou órgãos de investigação criminal. A especialização privilegia os aspetos práticos da medicina dentária forense e uma compreensão aprofundada da correta manipulação profissional, exame, interpretação e apresentação de provas dentárias e orais que podem ser apresentadas às autoridades legais. Estes profissionais prestam um serviço importante à comunidade no âmbito civil, criminal, laboral e deontológico. Antes de se inscrever, os futuros alunos devem considerar que a natureza dos conceitos e do trabalho nos casos exigidos costumam ser de confronto e podem ser angustiantes para algumas pessoas.

Esta especialização é concebida para médicos dentistas que desejam adquirir experiência na área profissional da Medicina Dentária Forense e, adicionalmente para todos os profissionais que de alguma forma estão relacionadas com as várias áreas de intervenção Medicina Dentária Forense. Inclui os profissionais da área de direito, da área da medicina, da área da enfermagem, da área de higiene oral e outras áreas que intervém de uma forma interdisciplinar. Esta especialização no âmbito da medicina dentária forense com uma componente desenhada de forma individual para estes profissionais, dará uma formação técnico-científica que lhes permita dentro de cada área de formação, uma atuação mais adequada na área da medicina dentária forense.

Com esta especialização em Medicina Dentária Forense, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Medicina Dentária prosseguem, assim, a sua função de qualificação de mestres e licenciados e de promoção da investigação e da intervenção especializada nesta área do conhecimento, privilegiando o diálogo interdisciplinar e a intervenção biossocial.

O Curso de Especialização é certificado e é gerido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa com a colaboração da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Zagreb.

Inglês é de caráter obrigatório.

Português é de caráter facultativo.

Para mais informações relacionadas com o regulamento, estrutura curricular e requisitos de candidatura para a 2ª edição 2023/2024 está disponível através do link:

Student testimonials from the Forensic Odontology Specialization Course, in their own words.