Descrição:

O curso tem a duração de 4 anos (8 semestres), perfazendo 240 unidades de crédito (ECTS). O primeiro ano contempla a componente letiva, devendo no final do mesmo o estudante realizar a prova de avaliação de projeto perante um júri nomeado pelo Conselho Científico. Os segundo, terceiro e quarto anos, destinam-se ao desenvolvimento da investigação e da elaboração da tese de doutoramento.

Objetivos:

O curso de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde Oral é dirigido a Higienistas Orais e Técnicos de Prótese Dentária e tem como objetivo dar-lhes competências de investigação nas áreas das ciências da saúde oral. No final do programa, os doutorados devem estar preparados para desenvolver investigação de forma autónoma, tanto em ambiente académico como em ambiente empresarial e em instituições prestadoras de cuidados de saúde

Saídas Profissionais:

Ensino universitário, investigação, gestão de unidades de saúde, prática clínica ou laboratorial.

Description:

The course requires 4 years (8 semesters), making up 240 credit units (ECTS). The first year includes the teaching component, and at the end of it the student must take the project evaluation test before a jury appointed by the Scientific Council. The second, third and fourth years are intended for the development of research and the preparation of the doctoral thesis.

Objective:

The PhD course in Oral Health Sciences and Technologies is aimed at Oral Hygienists and Dental Technicians and aims to give them research skills in the areas of oral health sciences. At the end of the programme, PhDs must be prepared to develop research autonomously, both in the academic environment, in dental companies and in healthcare institutions.

Professional Opportunities:

University teaching, research, health unit management, clinical or laboratory practice.

Condições de Acesso

a) Os titulares de grau de mestre, ou equivalente legal, em áreas afins às Ciências e Tecnologias da Saúde, na especialidade de Higiene Oral e de Prótese Dentária, que tenham obtido uma classificação final mínima de catorze (14) valores;
b) Os titulares de grau de licenciado em Higiene Oral, em Prótese Dentária, ou equivalente legal, que tenham obtido uma classificação final mínima de catorze (14) valores e que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina Dentária;
c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina Dentária.

Vagas Iniciais: 4

Regulamento Geral dos Cursos de Doutoramento da FMDUL
Despacho nº 784/2023

Apresentação Doutoramento CTSO-Higiene Oral
Apresentação Doutoramento CTSO-Higiene Oral (English Version)

Plano de Estudos
Despacho nº 6747/2018

Registo na Direção Geral do Ensino Superior
Registo inicial: R/A-Ef 2015/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 2015/2011/AL01 de 20-08-2015 | R/A-Ef 2015/2011/AL02 de 15-06-2018

Período de Acreditação A3ES: 6 anos
Acreditação a partir de: 31/07/2022

Fichas das Unidades Curriculares
1º ao 4º ano

Regulamento da Prova de Avaliação de Projeto

Ano letivo (2023-2024)

Calendário Letivo
Ano letivo (2023/2024)

Documentação e Modelos
Declaração do orientador final
Requerimento provas finais
Requerimento de admissão a provas de avaliação do projeto de doutoramento (alunos 1º ano)
Declaração do Orientador

Conselho Coordenador dos Cursos de Doutoramento:
– Prof.ª Doutora Sofia de Mello Lima Teixeira Santos Arantes e Oliveira (presidente);
– Professor Doutor Henrique Pedro Soares Luís;
– Prof.ª Doutora Sónia Alexandra Mateus Flores Mendes Borralho.